top of page
Buscar

Ansiedade

  • Foto do escritor: Kátia De Benedetto Pacheco
    Kátia De Benedetto Pacheco
  • 5 de jan. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 8 de jan. de 2024



Uma pessoa com ansiedade buscando tratamento para seus sintomas

A ansiedade é um estado emocional comum que todos nós experimentamos em diferentes momentos da vida.

A principal função da ansiedade é a preservação da vida humana, pois ela é quem propicia que antecipemos situações potencialmente perigosas e possamos nos proteger a tempo. No entanto, quando ela se torna persistente, pode causar prejuízos importantes para a nossa qualidade de vida. Afinal, ao pensarmos em uma situação que nos deixa em alerta, nosso cérebro interpreta que a situação já está acontecendo e nos prepara para lutar ou fugir desta situação. É por este motivo que ao nos sentirmos ansiosos, sintomas físicos como: taquicardia, respiração curta, tremores pelo corpo, sensação de aperto no peito na garganta, tensão muscular, entre outros, aparecem quase que instantâneamente, afinal, nosso corpo se prepara para enfrentar uma ameaça iminente.

É importante ter clareza que não é a situação em si que causa a ansiedade, mas a interpretação que nós fazemos dela na nossa vida. Esta interpretação é regida pelo sistema de crenças que fomos construindo ao logo da nossa vida, de acordo com nossas histórias, experiências, traumas e medos. Por este motivo o autoconhecimento é tão importante para o manejo e controle da ansiedade. Assim saberemos o que a ansiedade está "nos dizendo" e o que podemos fazer para nos sentirmos melhor.

Aceitar a ansiedade como algo natural, tolerar a sensação de desconforto e conhecer a causa pessoal do que tráz ansiedade na sua vida, são uns dos principais passos para enfrenta-la. No processo psicoterápico você terá as condições necessárias para entender a causa da sua ansiedade e poder manejá-la com maior efetividade.

Existem estratégias e técnicas muito eficazes para o controle dos sintomas da ansiedade, uma delas é a respiração diafragmática. Mas não se esqueça: estas técnicas ajudam no manejo dos sintomas da ansiedade e não na causa dela. Para entender e tratar a causa, é fundamental que você desenvolva autoconhecimento.

Veja no próximo blog como realizar a Técnica respiratória para reduzir os sintomas do estresse e da ansiedade e se sentir mais relaxado no seu dia a dia.
 
 
bottom of page