Semelhanças e diferenças entre o TDAH e Ansiedade
- Kátia De Benedetto Pacheco
- 29 de mar. de 2024
- 2 min de leitura
O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e a ansiedade são condições de saúde mental que podem ter sintomas sobrepostos, apesar de serem condições distintas.
Por este motivo é muito comum que a pessoa se identifique com os sintomas das duas condições e tenha dificuldade em saber o que de fato está se passando consigo mesma.
É muito importante identificarmos a serviço do que estão nossos próprios sintomas para poder realizar um tratamento mais efetivo e com resultados a longo prazo. Seguem algumas semelhanças e diferenças entre a ansiedade e o TDAH:
Semelhanças
1. Sintomas Compartilhados: Ambos podem apresentar dificuldades de concentração, inquietação e impulsividade.
2. Impacto nas Atividades Diárias: Tanto o TDAH quanto a ansiedade podem afetar o desempenho escolar, profissional e social da pessoa.
3. Comorbidade: É comum que o TDAH e a ansiedade coexistam em uma mesma pessoa, tornando o diagnóstico e tratamento mais complexos.
Diferenças
1. Foco dos Sintomas: Enquanto o TDAH está relacionado à desatenção, hiperatividade e impulsividade, a ansiedade envolve preocupações excessivas, medos e sintomas físicos como palpitações e sudorese.
2. Causas: O TDAH é associado a fatores genéticos e neurobiológicos, enquanto a ansiedade pode ser desencadeada por estressores externos, traumas ou predisposição genética.
No TDAH os sintomas de desatenção estão ligados ao envolvimento preferencial com atividades novas e estimulantes ou preocupação com atividades agradáveis. Isso se distingue da desatenção atribuível à preocupação e à ruminação observadas nos transtornos de ansiedade, por exemplo. A inquietação pode ser vista em transtornos de ansiedade. No entanto, no TDAH, o sintoma não está associado à preocupação e à ruminação, por exemplo.
Diante destas características, o diagnóstico diferencial será muito importante para definir qual o tratamento mais adequado para o seu caso.
